Tour em Alentejo

Portalegre

Portalegre é frequentemente descrita como uma zona de transição entre o Alentejo mais seco e plano, e as Beiras, mais humidas e montanhosas. Foi fundada por Usias no seculo XII a.C., na sequencia do desaparecimento da sua filha Maia. O nome de Portalegre terá origem em Portus Alacer (porto, ponto de passagem, e alacer, alegre). Em Portalegre há muitas coisas para ver tais como: Castelo de Portalegre, Sé Catedral, Portas da antiga muralha, varias fontes, miradouros e museus históricos, conhecer um pouco das tradiçõoes a nivel de artesanato e doçaria conventual, entre muitas outras coisas.

Marvão

Desde, pelo menos, o período romano, as rochas de Marvão foram utilizadas como refúgio ou como ponto militar estratégico. A vila foi conquistada aos muçulmanos por D. Afonso Henriques em 1160/1166, tendo sido recentemente tomada em 1190. Em 1226 D. Sancho II mandou ampliar o castelo e em 1299 D. Dinis disputou e apoderou-se do próprio castelo. passou a ter grande importância estratégica em guerras como a castelhanos. O título de Mui Nobre e Sempre Leal foi concedido à Vila de Marvão pela Rainha D. Maria II. O Castelo de Marvão é classificado como Monumento Nacional, por Decreto publicado em 4 de julho de 1922.

Castelo de Vide

O concelho de Castelo de Vide foi fundado em 1276. O carácter romântico da vila associada os seus jardins, a abundância de vegetação, o clima agradável e a proximidade da serra de São Mamede, conhecida por "Sintra do Alentejo" (esta designação é atribuída ao Rei D. Pedro V).

Elvas

Elvas é uma cidade portuguesa e a maior cidade do distrito de Portalegre. Elvas era a praça fortificada mais importante da fronteira portuguesa, a cidade mais fortificada da Europa, muitas vezes chamada de "Rainha da Fronteira". Os Godos e os Celtas foram os primeiros Povoadores desta autêntica “cidade-fortaleza”. Em 714, os árabes os conquistaram e deram-lhes o nome de "al-Bash", deixando tantas marcas de sua presença que algumas ainda perduram por muitos anos. Durante o reinado de D. Afonso Henriques, mais precisamente em 1166, Elvas foi conquistada pela primeira vez aos Mouros. Mais tarde foi reconquistada pelos muçulmanos e reconquistada de novo pelo cristianismo, sendo definitivamente integrada no território português por D. D. Sancho II, em 1229. Em 14 de janeiro de 1659, as suas linhas de muralhas e o forte de Santa Luzia desempenharam um importante papel defensivo não descontente. a Guerra da Restauração, na Batalha das Linhas de Elvas.

.

Estremoz

Estremoz é internacionalmente conhecida pelas suas jazidas de mármore branco, ou chamadas Marmore de Estremoz. A exploração do mármore de Estremoz tem uma origem muito antiga, como é o caso do Templo Romano de Évora, que contém mármore originário de Estremoz. Estremoz foi premiada como "Vila Notavel", atribuída pelos reis de Portugal a muitas das suas vilas; Foi elevada à categoria de cidade em 1926. Em 1336, à Rainha Santa Isabel, Mudou-se para Estremoz do convento franciscano de Coimbra onde foi recolhida após a morte de D. Dinis, seu marido, para evitar uma guerra entre o seu filho Afonso IV e o rei de Castela Afonso XI. Estremoz foi o local da morte do Rei D. Pedro I, em 1367, não dos conventos franciscanos. Foi nas proximidades de Estremoz que se deu a primeira batalha entre portugueses e castelhanos da época, a batalha dos Atoleiros.

Se tem no seu desejo, visitar outro local que aqui não se encontra mencionado, pedimos-lhe que nos contacte, certamente encontraremos uma solução

Obrigado!

À sua disposição os nossos serviços